Ensino remoto X Ensino presencial

Fácil não é…

O ensino remoto virtual agora é a nossa realidade. Às vezes é frustrante, cansativo e desesperador. Aí você está se perguntando porque ela está dizendo isso?

Eu digo, porque estou dos dois lados, sou mãe que acompanho e auxílio no aprendizado do meu filho de 6 anos. Sou professora em uma escola pública onde atendo alunos do fundamental II, do 6°ao 9° ano.

E agora vem alguns dos diferenciais do Ensino presencial para o ensino remoto para as crianças e pais.

Com o ensino presencial

✏ Rotina de estudo com horários regulares.

✏ Você pode se programar para ajudar seu filho no dever de casa. De acordo seu horário.

✏ Seu filho tira dúvidas diretamente com o (a) professor(a).

✏ No momento do estudo não será incomodado com visitas.

✏ O irmão(ã) menor não irá rasgar ou riscar a atividade. Por que nem todas as famílias possui estrutura para providenciar um cantinho somente para os estudos dos filhos.

✏ Socialização com outras crianças.

Com o ensino remoto

✏ Difícil manter uma rotina de estudo com horários regulares.

✏ Você trabalha no mesmo horário que seu filho estuda.

✏ Afazeres domésticos que são essenciais e não podem deixar para outra hora, porque seu filho precisa de um ambiente limpo, arejado, roupas limpas e alimentação adequada.

✏ precisa saber ler para poder tirar dúvidas ou ensinar a tarefa, e se seu filho estiver no ensino infantil é primordial, pois ele está tendo o contato agora com as letras e começará a aprender a juntá-las para formar palavras.

Mas você pode me dizer: Mas você já tem afazeres todos os dias, porque falar que atrapalha no ensino remoto?

A questão aqui, é que tudo que foi citado acima, é sim, já realizados pelos pais antes do Ensino remoto, porém possuíam um horário regular para se programarem.

Por exemplo:

Seu filho estuda no período da tarde, e você trabalha durante o dia. Seu filho fica com a babá, que por sua vez não ajuda no dever de casa, ou fica com a avó que não sabe ler.

A rotina seria: Seu filho fica com o cuidador, que enviará seu filho para a escola, lá ele aprende a atividade do dia, chega em casa junto com você.

Aí, você mãe e pais que dividem os afazeres, mas infelizmente nem todas as famílias são assim, muitos maridos ainda vivem na era arcaica e não ajudam seus filhos e mulheres nas atividades diárias. Começam a fazer a janta, prepara seu filho para o banho, olha o caderno, ajuda no dever de casa, todos jantam e a mãe ainda lava a louça e arruma a casa.

Agora pensa aí, como foi para os pais que continuam trabalhando diariamente, e não tem quem auxilia seus filhos no acompanhamento das aulas e na realização das atividades.

Porém, mesmo diante de tantos empecilhos, adaptamos e a cada dia nos aprimoramos a este modelo de ensino.

Escrito por Regiane David. Graduanda em Letras( português-inglês)